quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Colaboração de Ione

Queridos, abaixo texto feito por Ione Lobo que ela pediu que postasse para vossa apreciação:

"O ônus do preconceito

O negro, a mulher, o nordestino, o pobre...

As diferenças étnicas são questões que precisam ser discutidas e compreendidas com maior seriedade.

Não cabe mais a discussão sobre o ser igual ou diferente no que diz respeito a capacidade de pensar ou competência de aprender. O fato é que muitas são as práticas que fazem distinção entre raças ou grupo social.

-Pense rápido e responda honestamente:

  • O mercado de trabalho é mais fácil para o negro ou para o branco           ?
  • Os melhores salários são atribuídos aos homens ou às mulheres?
  • São mais respeitados em ambientes públicos o sulista ou o nordestino?
  • Quem é mais inteligente, o rico ou o pobre?

Se você foi bem sincero está evidenciado o estigma do preconceito.
Todo ser humano saudável tem a mesma capacidade intelectual, ou seja, pode desenvolver as mesmas construções cognitivas.

O preconceito traz o peso do estereotipo, que descrimina e monta um vendaval de paradigmas que dificulta o crescimento, a projeção social, até mesmo o aprendizado. Depois fica fácil acusar e afirmar que brancos, homens, sulistas e ricos são melhores e mais inteligentes. O que de fato não se percebe, é que isso é apenas o ônus do preconceito, “o salário do pecado”, o resultado de não aceitar os diferentes e não valorizar as nobres atitudes, apenas culpam os que não encontram nem a oportunidade de ser igual ou o respeito como diferente.

Só uma educação libertadora e problematizante pode romper com o preconceito e ir em busca de novos caminhos para a nossa sociedade.

Ione lobo" 

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O melhor de vocês

Mais uma vez, a querida Juna Vital colabora de maneira substancial. Vejam abaixo!


"O problema não é construir imagens das pessoas, mas reforçá-las sem se permitir conhecê-las de fato"


Abraços,


Prof. Yang

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O melhor da adolescência

Ontem dei uma reportagem para a rádio educadora sobre a participação social da adolescência atual. Vale a pena conferir a reportagem no site:

http://www.irdeb.ba.gov.br/jornaleducadora/?p=1356

abraços,

Prof. Yang

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O melhor da poesia filosófica

Amigos, quero deixar aqui um trecho de uma poesia filosófica de uma de minhas alunas. A querida Catarina Kulhavy.

"...
O que é a vida, então?
O que é viver sem paixão?
O que devemos fazer,
Para conseguir mostrar o que é ser?"



 Parabéns, querida! Não precisa me dizer o quanto as aulas têm te inspirado.

abraços,

Prof. Yang

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mais do melhor

"Fofoca e filosofia têm uma relação inversamente proporcional"
Luana Andrade

"O poder só corrompe aquele que tem o pensamento fraco"
Pedro Leal

domingo, 12 de setembro de 2010

O melhor da Independência

Na semana passada tive a grata oportunidade de dar uma entrevista na rádio educadora sobre o desenvolvimento social brasileiro desde a colonização aos dias atuais.

Confiram abaixo:

http://www.irdeb.ba.gov.br/jornaleducadora/?p=1033

abraços,

Prof. Yang

O melhor da doação

O ato de doar é um ato estranhamente mágico. Geralmente, doar é deixar de ter algo para que outro possa ter. Na lógica simples, o mais beneficiado é aquele que recebe a doação, mas na mágica lógica da doação sempre quem doa se sente melhor que aquele que tem recebido as benesses. Essa lógica aparentemente invertida é o combustível da doação e faz com que esse brilhante ato se repita muitas vezes.

Nesta semana fui mais uma vez doar sangue (sou doador há mais de 10 anos), só que dessa vez foi um pouco diferente, pois o próprio banco de sangue do Hospital Aliança é que me ligou solicitando a doação. Geralmente faço doação por uma necessidade recebida por e-mail de algum parente ou amigo de pessoas conhecidas. A doação foi para um menino que tem leucemia e o tipo sanguíneo dele é O(-), como o meu, e portanto é doador universal, mas só pode receber doação de seu próprio tipo sanguíneo e isso torna muito difícil achar um doador.

 A receptividade foi excelente, senti-me verdadeiramente um rei. E haja "muito obrigado por ter vindo, senhor". Muito bom ajudar alguém com algo que não custa nada e faz tanta diferença.

Recomendo: sejam doadores de sangue!! É uma experiência simples e importantíssima para a colaboração social.

Lembrando que somente pessoas com mais de 18 anos podem doar. Programem-se, vale muito a pena!

abraços

Prof. Yang

O melhor do Teatro Filosófico

Uma semana depois do espetáculo produzido pelos meninos do 1º ano do Colégio Integral no Teatro Jorge Amado, encontro-me na distância cronológica necessária para comentar. Portanto, aí vai...

Primeiro: Parabéns!! Foi um show, realmente. Vocês se dedicaram e puderam mostrar que o melhor de vocês fica muito visível se nós dermos oportunidades e apoio.

A alegria do Dom Quixote apresentado pelo 1ºA, a dinâmica apresentada em Arthur e os Cavaleiros da Távola do 1ºB e a montagem e representações marcantes da Odisseia do 1ºC foram tudo de bom naquela tarde de quinta. Vocês foram pioneiros nesse ousado projeto e por isso também merecem ser parabenizados.

Saibam que poderiam ter feito melhor (e sempre podemos!!), mas saibam que o que fizeram foi tão bom que conseguiu agradar a muita gente que estava no Teatro (mais de 250 pessoas!). Não foram poucos os cumprimentos por mim recebidos (de pais, equipe do colégio, professores, amigos, etc) e repasso a todos vocês, meu queridos alunos, que acreditaram no aperfeiçoamento humano através da filosofia usando como ferramenta o teatro.

abraços,

Prof. Yang